segunda-feira, 23 de abril de 2007

4º encontro






algumas das fotos foram tiradas pela Winkie e pela Guapa... obrigada! :D

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá a todos os membros do clube de origami do Porto. Aproveito para lançar aqui algumas coisas neste comentário, espero que me possam responder.

Estive quase para comparecer neste encontro de dia 22. Infelizmente não me foi possível estar presente. Os encontros são informais, certo? É só aparecer e já está?

Já vi ai na mesa alguns livros que também tenho e outros que são completas novidades. Tenho mesmo que dar um salto a um encontro para partilhar informações. Experiência não tenho muita pois não dobro muito.

A primeira fotografia deste post mostra um torre de papeis cortada à medida para "origamar". Estes papeis já são comprados assim? É que, às vezes, já não tenho grande tempo para andar a cortar folhas maiores e gostava de saber se existe à venda papel assim já cortadinho.

Por último falo sobre kusudamas. Neste video do metacafe é explicado como se trabalha uma unidade. Infelizmente não consigo perceber bem como é que faz a dobra do canto após a inversão do papel.

Quando a folha é invertida fica-se com 8 pontas (4 maiores e 4 mais pequenas), tendo que se dobrar as maiores para conseguir a unidade "florida". Será que alguém poderia explicar ou dar uma dica de que se faz esta dobragem? Alguém conhece diagrama ou fórum com explicação?

Bom, felicidades para o clube Portuense. Espero poder visitá-lo um dia destes.

Boas dobras.

Marta Figueroa disse...

olá e bem-vindo ao clube.
os encontros são informais. temos feito um por mês, desde Janeiro e normalmente sou eu que os marco e comunico por email e pelo blog. a única coisa que pedimos é que tragam algum papel e, se tiverem, livros ou diagramas.
A torre de papel que aparece na foto são papéis de nota comprados no Lidl. mas também se vendem noutros sítios, por exemplo no Continente ou outras superfícies do género. mas vê o post sobre papel para outras informações (http://origamiporto.blogspot.com/2007/01/papel-de-origami.html)
quanto à última dúvida espero ter esclarecido com o vídeo...